Atualmente existe um número praticamente infinito de dispositivos digitais e, para cada um deles, uma quantidade exponencial de casos de uso que o design deve considerar.
Compreender essas formas e formatos que o design digital pode assumir, bem como os objetivos e propósitos que cada um necessita, é fundamental para você alcançar o melhor resultado, seja para um projeto, empresa ou para sua carreira em geral.
Por ser um campo amplo de design, o digital pode ser dividido em várias categorias, e cada uma com suas características e benefícios específicos.
O que é Design Digital?
O design digital é um tipo de comunicação visual que apresenta uma informação ou um produto ou serviço por meio de uma interface digital. Simplificando, é design gráfico feito especificamente para ser usado em equipamentos e dispositivos eletrônicos.
Mais do que simplesmente visualizar o design gráfico em uma tela, os designs digitais são criados especificamente para dispositivos, levando em consideração fatores como experiência do usuário, interatividade, diferenças no tamanho da tela e muito mais.
Resumindo, eles costumam ser projetados para serem usados em vez de lidos.
A diferença entre Design Digital e Design Gráfico
Temos que o design gráfico é para produtos impressos e o design digital é para conteúdo digital, porém esta é uma abordagem generalizada. Atualmente os conteúdos impressos e do digitais se sobrepõem com mais frequência.
Muitos designs digitais dependem de habilidades designer gráfico, como implementação de marca e layout tipográfico. Os projetos de design gráfico, por sua vez, geralmente precisam considerar qual sua distribuição digital, além da impressão. E para tornar as coisas mais confusas, “design gráfico” é comumente usado como um termo abrangente para todo tipo de comunicação visual.
Em nosso dia a dia de trabalho, muitas vezes espera-se que um designer tenha habilidades em design gráfico e digital, não importa em qual se especialize. No entanto, sua diferença não se resume apenas ao meio (impresso ou digital) em que os espectadores encontrarão seus produtos.
Os designs digitais devem levar em consideração a interação do usuário, enquanto os designs gráficos são projetados para causar impacto visual estático.
A diferença entre design e desenvolvimento
Os designs digitais exigem um código seja funcional e os designs gráficos tradicionais exigem papel e tinta para serem impressos. Assim como os projetos de design gráfico têm um processo separado para impressão e distribuição, os designs digitais têm um processo separado para a codificação, que é chamado de desenvolvimento.
Os designers digitais tomam decisões sobre a direção visual do produto, e o que eles entregam ao cliente é normalmente uma maquete offline (seja por meio do Photoshop, Adobe XD ou uma ferramenta de prototipagem como Figma).
Os desenvolvedores então usam a linguagem de codificação para transformar essa maquete em um design digital funcional, como um site ou aplicação.
Design e desenvolvimento são disciplinas diferentes que exigem conjuntos de habilidades distintas, embora alguns designers digitais ofereçam serviços de desenvolvimento (especialmente no front-end).
Ao contratar um design digital, lembre-se de que provavelmente você precisará contratar um designer e um desenvolvedor para obter um produto final funcional.
Tipos de design digital e quando usá-los
O design digital é uma categoria ampla que abrange uma ampla variedade de interfaces digitais, cada uma com seus próprios usos. Vamos examinar alguns dos tipos mais comuns de designs digitais para ter uma ideia melhor de qual é a melhor opção para você:
WebDesign
O WebDesign ou Design de Sites é a versão mais popular do design digital: um site é tão comum para as empresas atualmente quanto um logotipo. Os sites atuam como plataformas para um tópico ou serviço, incorporando muitas páginas ramificadas e são usados para informações, negócios e comércio, entretenimento e muito mais.
Landing Page Design
O Design de Landing Page (Página de Captura ou Conversão) é um subconjunto do WebDesign, mais voltado para a conversão do usuário em um funil de vendas. Considerando que o site de uma empresa atuará como o canal central para todas as coisas relacionadas a essa empresa, uma página de captura tem uma única finalidade em captar a lead (prospecto) e o converter por meio de uma Chamada Para Ação (Call to Action).
App Design
Os designers de aplicativos geralmente atuam de maneira similar que os designers de sites, no entanto voltados para a criação de aplicações para dispositivos móveis. Essas aplicações podem ter funções simples como as de compras, agendar, enviar mensagens ou reproduzir música, ou aplicações sob medida conforme a necessidade dos usuários ou projeto.
App Icon Design
O Design de Ícones de Aplicativos possui tanta relevância quanto o de um bom logotipo. Os ícones são os botões que os usuários utilizam para interagir com aplicativo e atuam como uma comunicação da marca, propaganda do aplicativo. Apesar de estar relacionado ao design do aplicativo, o ícone é importante e diferente o suficiente em seus objetivos e construção que muitas vezes requer um processo de design/design próprio, semelhante ao design de um logotipo.
Infographic Design
Infográficos são designs que apresentam dados sobre um assunto com grafismos envolventes. Embora possam ser impressos ou digitais, as versões digitais normalmente apresentam animações engajantes e gráficos em movimento para contar uma história com dados. Os infográficos digitais são conteúdos extremamente compartilháveis e de alto engajamento com os leitores, são uma ótima oportunidade para criar relacionamento com a marca.
Email Design
O email é o cerne de uma boa estratégia de marketing digital, e não seria diferente que os e-mails são usados para Newsletters (boletins informativos), promoções e ações de marketing. Sendo assim, os designs de e-mail criam uma marca coesa nas comunicações de uma empresa da mesma forma que os papéis timbrados fazem. Um ótimo design de e-mail também aumenta a retenção do leitor e envolve visualmente os destinatários até o final do e-mail.
Ads Design
Ads ou Anúncios em Banner são os anúncios exibidos em páginas da internet que uma marca comprou espaço publicitário. Similares aos frontlights (outdoors) e anúncios impressos, são projetados para chamarem a atenção do usuário, mas são interativos buscando uma ação do usuário por meio de um clique e finalmente na sua conversão.
Social Media Page Design
Criar uma página de Mídia Social engajante é tão relevante quanto a criação de um site. Para isso são necessárias imagens que incluem avatares, capa e conteúdo postado para tudo, desde Twitter, Instagram, Facebook a blogs de empresas. Apesar de serem utilizadas muitas imagens fotográficas para as redes sociais, os designs digitais de mídias sociais redirecionam a marca, estampas, ícones e logotipos para criar uma identidade digital personalizada para empresas.
Ebooks
Como no caso dos livros impressos tradicionais, os designs dos e-books abrangem a capa e a composição interna, mas também criam engajamento com gráficos e funcionalidades interativas dentro do ebook, aumentando a leitura e retenção do usuário. Além de livros eletrônicos, e as marcas costumam usá-los para compartilhar livretos, WhitePapers, iscas digitais e outros conteúdos em texto que podem ser baixados com seus clientes.
Presentation Design
Fazer apresentações é uma necessidade de todas as empresas a fim de demonstrarem objetivos, resultados, dados, projetos etc. Cada vez mais, os designs de apresentações (PowerPoint) devem representar a marca e melhor demonstrar os tópicos envolvidos na apresentação.
Design 3D
Os projetos 3D são imagens tridimensionais realistas a fim de demonstrar um produto ou maquete de um projeto planejado. Embora também utilizado para a indústria do video game e cinemas, o design 3D tem ganhado força em projetos de arquitetura e engenharia no desenvolvimento e exibição de protótipos realistas. Outra demanda recente tem sido a de NFT’s de Artes Digitais tais como Moda NFT ou simplesmente imagens 3D.
O Digital Design é o futuro
O Design Digital é uma categoria ampla e complexa que abrange muitos tipos diferentes de designs e designers, mas de extrema relevância na esfera digital. Os projetos digitais se destacam por criar um engajamento ativo do usuário e com tantas possibilidades disponíveis no domínio do design digital, é difícil imaginar por que você faria um design para qualquer outro meio.